domingo, 3 de julho de 2011

Apresentação do espaço observado em minha prática.

Alunos participando da "hora do conto" .



  A escola onde realizei minha prática de ensino localiza-se no município de Capão da Canoa, é uma escola municipal de ensino fundamental, tendo seu funcionamento integralmente diurno – manhã e tarde.
    A pequena escola, caracteriza-se por atender alunos das proximidades e em grande parte alunos de baixa renda.
    Em sua estrutura física a escola dispõem de: ginásio de esportes, que está sendo reformado para melhor atender os estudantes, quadras poliesportivas externas, bancos e mesas para integração dos alunos no horário de intervalo. Biblioteca com profissional formado/especializado que, preocupado em atender as necessidades dos professores da instituição, sempre pergunta em diferentes momentos inclusive nas reuniões dos professores, se há algum novo recurso que os mesmos desejem que a escola adquira, para contribuir com melhorias as práticas diárias de ensino. Além da conservação e organização do espaço que conta com estantes para armazenamento dos livros, mesas para pesquisas internas, espaço da leitura com tapete e almofadas para momentos de contação de histórias, televisão, vídeo/DVD, filmes documentários e diferentes jogos.
    Um modesto auditório que encontra-se em fase de ampliação, onde alguns dos móveis novos já chegaram e outros que ainda não estão na escola por falta de espaço físico para armazenamento.
    Diferentes laboratórios com, ciências, matemática e informática.
    Todas as salas de aula são equipadas com, armários para armazenar materiais didáticos de uso diário e os quadros já foram substituídos pelos brancos.
    A sala de cópias localiza-se dentro da secretaria, esse recurso destina-se prioritariamente aos professores.
   O refeitório é um ambiente amplo e arejado, os professores tem acesso à cozinha que está sempre impecavelmente higienizada. A merenda é balanceada, sempre sendo ofertado algum tipo de carne, um acompanhamento (arroz, feijão, massa) alguma salada quente e outra fria.
    O ambiente escolar num todo é bem conservado, as classes e cadeiras estão em boas condições, as paredes tanto internas quanto externas são bem pintadas. O que demostra que de certa forma a escola preocupasse em atrair seus alunos.
    O que também ficou claro, é que a gestão preocupa-se com a higienização dos ambientes inclusive o pátio, deixando a escola sempre bem apresentável tornando-a atraente aos alunos, buscando sempre proporcionar um ambiente sadio para a aprendizagem. Reconheci então na prática da gestão a fala de Oliveira que afirma que:
O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação possibilitada por seus elementos é contínua e penetrante. As crianças e ou os usuários dos espaços são os verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilita descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individualmente ou em pequenos grupos.                                                    Oliveira (2000, p.158)

REFERÊNCIAS:
OLIVEIRA, Vera Barros de. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário