sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O professor como profissional liberal.

Imaginem...
Médicos e Advogados não são bem remunerados por serem simplesmente indispensáveis a sociedade, quer MAIS indispensável que a função de um professor? Nos tempos em que ser professor era uma profissão liberal, esta era vista com belos olhos, era uma profissão de elite. O que acaba com o glamour, não é você TER que depender de uma folha de pagamento, não é a falta de necessiadade que a sociedade moderna insiste em pintar, insinuando que a tecnologia da conta do seu trabalho, o fator determinante é a COMPETITIVIDADE. Se eu pudesse concorrer para mostrar que tenho um bom desempenho teria uma demanda boa, e como um bom médico ou um bom advogado, seria requisitadíssima.
No entando nesse país gracinha, eu não posso fazer como um médico/advogado que pega seu canudo, e pode por sí mesmo, ir muito longe abrindo um consultório/escritório "fazendo seu nome". Se fossemos profissionais liberais eu poderia pegar meu caudo e sair fazendo por mim mesma, eu anunciaria "ESTOU ABRINDO MINHA SALA DE AULA".

Um comentário:

  1. Profissional liberal é aquele que detém a qualificação de nível universitário ou técnico para exercer sua profissão.

    O profissional liberal possui registro no Conselho ou Ordem de sua categoria profissional, razão pela qual, possui exclusividade para praticar determinadas atividades inerentes à sua profissão.
    Entre outras profissões, os professorem podem se enquadrar ao profissionais liberais.

    Professor Universitário, de Pós-Graduação, Pesquisadores em Geral
    Professor Secundário, Primário, de Cursos Livres, de línguas, Etc.

    ResponderExcluir