Imaginem...
Médicos e Advogados não são bem remunerados por serem simplesmente indispensáveis a sociedade, quer MAIS indispensável que a função de um professor? Nos tempos em que ser professor era uma profissão liberal, esta era vista com belos olhos, era uma profissão de elite. O que acaba com o glamour, não é você TER que depender de uma folha de pagamento, não é a falta de necessiadade que a sociedade moderna insiste em pintar, insinuando que a tecnologia da conta do seu trabalho, o fator determinante é a COMPETITIVIDADE. Se eu pudesse concorrer para mostrar que tenho um bom desempenho teria uma demanda boa, e como um bom médico ou um bom advogado, seria requisitadíssima.
No entando nesse país gracinha, eu não posso fazer como um médico/advogado que pega seu canudo, e pode por sí mesmo, ir muito longe abrindo um consultório/escritório "fazendo seu nome". Se fossemos profissionais liberais eu poderia pegar meu caudo e sair fazendo por mim mesma, eu anunciaria "ESTOU ABRINDO MINHA SALA DE AULA".
Profissional liberal é aquele que detém a qualificação de nível universitário ou técnico para exercer sua profissão.
ResponderExcluirO profissional liberal possui registro no Conselho ou Ordem de sua categoria profissional, razão pela qual, possui exclusividade para praticar determinadas atividades inerentes à sua profissão.
Entre outras profissões, os professorem podem se enquadrar ao profissionais liberais.
Professor Universitário, de Pós-Graduação, Pesquisadores em Geral
Professor Secundário, Primário, de Cursos Livres, de línguas, Etc.